Caminho de Navegação

Notícia

Vem para a avenida! Projeto Sesc + W3 promoveu resgate do local com ampla programação cultural que atraiu cerca de 8 mil pessoas

'​​​​​​​Uma avenida voltada para a cultura, focada em atividades de rua e com trechos fechados para o trânsito. Neste final de semana a terceira edição do projeto Sesc + W3 promoveu um verdadeiro resgat...'

Publicado em 22/10/2022 21h00 - 1 Atualizado em 23/10/2022 00h00

​​​​​​​Uma avenida voltada para a cultura, focada em atividades de rua e com trechos fechados para o trânsito. Neste final de semana a terceira edição do projeto Sesc + W3 promoveu um verdadeiro resgate da avenida mais icônica da capital federal.  Com vasta programação cultural e musical no sábado (22) e no domingo (23) a iniciativa atraiu cerca de 8 mil pessoas. O movimento faz parte de um processo de revitalização com iniciativas para reerguer a W3 Sul e colocá-la novamente no mapa cultural e comercial da cidade. Teve  show do Grupo Samba Urgente, cortejo da Orquesta Alada e muito som com DJs.



Foto: Kléber Lima

A W3 Sul, avenida dona de grande status nos anos 70, passa por um importante processo. E, diferentemente de promessas feitas em anos anteriores, tudo indica que, agora, a coisa é pra valer. Vários fatores atestam esse otimismo. Com constantes ações culturais e esportivas, o Sesc-DF acredita na oportunidade de mostrar que a W3 ainda tem muito a oferecer e está se consolidando, novamente​, como um importante centro agregador da nossa cidade.  

Um exemplo disso foi a realização de mais uma edição do projeto Sesc + W3. Com ampla programação cultural, a iniciativa promoveu shows e atividades que aconteceram simultaneamente na unidade do Sesc na 504 Sul e no espaço Infinu. Os locais estão constantemente recebendo intervenções de arte e cultura, cultivando a essência histórica da região.


WhatsApp Image 2022-10-22 at 20.12.12.jpeg

Foto: Kléber Lima


O coordenador de cultura do Sesc-DF, Alexandre Costa, disse que o projeto é mais do que um evento cultural, proporciona a ocupação responsável dos espaços públicos levando arte e muita cultura. “As pessoas estão se acostumando com a dinâmica do evento. Estamos fazendo um movimento de ocupação dos espaços públicos levando cultura para as pessoas. É a cidade ganhando vida. No sábado tivemos uma experiência que foi espetacular com o show do Grupo Samba Urgente. O público claramente se divertiu e aprovou a programação". Alexandre ressaltou que o evento é dinâmico e privilegia temáticas distintas a cada edição. “Na edição deste ano privilegiamos o samba. Na primeira edição o tema foi baseado nas festas juninas e no forró. A cada edição procuramos trazer novos temas e propostas", resumiu.


Avenida modelo

Nas primeiras décadas de Brasília, a W3 Sul se consolidou como a principal avenida da cidade. Não só como centro comercial, com lojas de diversos segmentos e os mais badalados restaurantes, mas também como importante corredor cultural. Os anos passaram e a principal avenida foi perdendo seu brilho, como todos sabem. Muitos fatores contribuíram para isso. Sabendo da importância histórica do local, o Sesc-DF é um dos importantes agentes dentro do processo de revitalização da avenida.


WhatsApp Image 2022-10-22 at 20.12.11.jpeg

Foto: Kléber Lima


Quem concordou com isso e exaltou a iniciativa do Sesc-DF foi o público que compareceu em peso para prestigiar as apresentações e participar da programação. A técnica em enfermagem, Luana Meireles, esteve no evento nos dois dias e disse que a cidade precisa​​ de mais ações que aumentem as opções culturais de Brasília. Segundo ela, exceto em feriados, isso não acontece com tanta frequência como deveria. “É um evento para todo mundo sair de casa e curtir com tranquilidade e segurança. Falar de cultura é fácil, mas incentivar o produtor cultural são poucos que fazem. Tem muita gente boa por aqui só precisando de um incentivo. Parabéns para o Sesc", disse.


Para a artista Fabiana Moura, 32 anos, o evento promoveu um espaço de convivência para as pessoas com programação rica e que valorizou a produção artística local. “Com certeza a cultura da nossa cidade está em festa hoje. Tenho muita gratidão ao Sesc por nunca deixar de incentivar os artistas das nossas cidades. Estamos retomando o calendário cultural depois da pandemia e cada incentivo faz a diferença", disse.

 

Nada de pichações, marquises em más condições e falta de segurança. Para Fernando Dias, 29 anos, a avenida esta aos poucos retomando sua veia artística, seja com artes espalhadas no muro ou ações culturais na avenida. “A gente nota um local mais seguro e agradável para curtir no final de semana, por exemplo. Com o passar do tempo isso daqui perdeu vida. E tá no centro da capital, não pode ser abandonada. Que mais ações como essa, do Sesc, possam colaborar para o erguimento da avenida", explicou Fernando.

 

Domingo com lazer

Quem passou pela W3 neste domingo (23) também contou com programação de lazer para toda a família. Isso porque o projeto Sesc Mais Lazer transformou a avenida em um espaço com várias opções recreativas. Durante todo o mês a iniciativa promoveu possibilidades diversas de fazer o lazer acontecer. Lazer, inclusive é um dos eixos de atuação do Sesc, assim como a saúde, o esporte, a educação, a cultura e a assistência social.

O momento marcou o encerramento do “Sesc Mais Lazer 2022 - Rua de Lazer Diferente", que também teve como objetivo propiciar experiências por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras diferentes para todas as idades. Marcia Gomes veio com a família e aproveitou para se divertir com os filhos. “Excelente atitude do Sesc. Parabéns pela programação e pela ideia de oferecer tanta coisa nova e ao mesmo tempo para todos", disse.

Já o Pedro Lima, de 32 anos, trouxe o afilhado para brincar. Ele disse que não conhecia o evento mas que virá outras vezes caso o Sesc promova mais edições. “Me surpreendi positivamente. Foi muito legal jogar com meu afilhado sem que a brincadeira ficasse muito difícil para ele", contou.