Caminho de Navegação

Notícia

Sesc-DF e Universidade de Brasília aderem à campanha mundial de combate ao ageísmo, que trata da discriminação etária

'Para debater sobre a discriminação contra a pessoa idosa, o Sesc-DF e a Universidade de Brasília aderiram à Campanha de Contraponto ao Ageísmo - termo recente que trata do preconceito etário. O lançame...'

Publicado em 12/05/2021 21h00 - 1 Atualizado em 13/05/2021 00h00

Para debater sobre a discriminação contra a pessoa idosa, o Sesc-DF e a Universidade de Brasília aderiram à Campanha de Contraponto ao Ageísmo - termo recente que trata do preconceito etário. O lançamento vai ocorrer no dia 25 de maio, às 17h, por meio do Webnário com a live Ageísmo: vamos conversar sobre essa violência? A atividade será transmitida no Youtube do Sesc-DF (youtube.com/sescdf). Até o mês de novembro todas as ações da área de Assistência da instituição estarão voltadas ao tema. Atividades de sensibilização interna e externa também serão realizadas.   

Segundo a coordenadora de Assistência do Sesc-DF, Adriana Costa, serão abordados vários aspectos desse tipo de preconceito. “Com o envelhecimento populacional e o agravamento da saúde por conta da pandemia, casos de descriminação relacionados à idade têm sido mais frequentes. Para trazer conscientização, vamos alinhar com os temas que estão sendo discutidos mundialmente e ver como podemos inserir dentro do Sesc. As equipes de atendimento ao público passarão por capacitações, assim como ações externas serão promovidas. Tudo com o objetivo de garantir o respeito à individualidade do idoso”, explicou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ageísmo ou preconceito etário se refere aos estereótipos construídos historicamente, que geram preconceitos e atitudes discriminatórias praticadas a partir de uma categorização da pessoa segundo sua idade. “Para combater essa violência, vamos em cada projeto propor uma reflexão sobre alguns aspectos voltados para discriminação por idade e que trazem perdas significativas para saúde física, mental e social. A ideia é poder sensibilizar a todos”, finalizou Adriana.

Live Ageísmo: vamos conversar sobre essa violência?
Dia: 25/5
Horário: 17h
Local: Youtube do Sesc-DF (youtube.com/sescdf)