Caminho de Navegação

Notícia

Podcast Bibliocanto do Sesc-DF traz novas histórias de escritores da cidade

'O podcast Bibliocanto do Sesc-DF traz no mês de setembro episódios com a leitura de capítulos iniciais de obras de autores do Distrito Federal. No dia 5 de setembro, o poeta Guebo compartilha alguns po...'

Publicado em 31/08/2021 21h00 - 1 Atualizado em 01/09/2021 00h00

O podcast Bibliocanto do Sesc-DF traz no mês de setembro episódios com a leitura de capítulos iniciais de obras de autores do Distrito Federal. No dia 5 de setembro, o poeta Guebo compartilha alguns poemas do livro Ser Poesia. E no dia 20 de setembro, o escritor José Almeida Júnior narra seu texto intitulado Dindim. Com o formato de narração de histórias, os episódios do Bibliocanto são quinzenais e têm duração de 15 a 20 minutos com diversos gêneros literários. A ênfase é a literatura produzida na capital federal e Entorno.

Todos os episódios são gravados no estúdio do Sesc Estação 504 Sul. A bibliotecária da unidade Fabrícia Feitosa explica que a ideia é estimular a produção cultural. “O projeto surgiu da necessidade de ouvirmos o que está sendo produzido na área de literatura da cidade. Selecionamos por meio de uma curadoria, escritores para narrarem suas histórias e, assim, divulgarmos também esse tipo de conteúdo. É mais um incentivo para quem se dedica à escrita e uma oportunidade de o público ter acesso de uma forma diferente”, detalhou.

O projeto segue com gravação de novos episódios até o mês de novembro com material disponibilizado nas plataformas Deezer, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts. 

Ser poesia (Poemas selecionados)
Data: 5 de setembro
Texto e Narração: Guebo
Sinopse:
No oitavo episódio convidamos o poeta Guebo para compartilhar alguns poemas do seu livro: Ser poesia. Em Ser Poesia, Guebo nos conduz, por meio dos poemas, à observação e ao contato com diversas dimensões da existência – internas, externas, sutis, grosseiras, individuais e coletivas
Biografia do poeta:
Guebo é poeta de 32 anos, morador de Brasília. Para ele, a poesia começou a se abrir em 2009, aos 21 anos. Logo depois quando começou a divulgar poemas pela internet; há cinco anos, publica no site guebo.com.br.
Lançou em 2020, pela AVÁ editora artesanal, o seu primeiro livro: “Ser Poesia”. Nele, reuniu poemas escritos entre 2009 e 2019 que conforme o poeta: "tempo em que a poesia me acompanhou pela Bahia, Tocantins e Distrito Federal". O livro é apresentado em cinco capítulos: Adentro; Doar; (sem título); Natureza; e Abertura.

Dindim
Data: 20 de setembro
Texto e Narração: José Almeida Júnior

Sinopse:
Em 'Dindim', um senhor de setenta anos e cego de um olho, desconfia que sua filha seja vítima de violência do marido. Apesar do apelido doce e da rotina aparentemente calma, Dindim busca defender a honra da filha. A partir de memórias de seu bisavô, chamado Dindim, José Almeida Júnior procura recontar a história da família com elementos de ficção, usando a linguagem do interior do Rio Grande do Norte.
Biografia:
José Almeida Júnior é escritor e Defensor Público do Distrito Federal. Autor de “O Homem que Odiava Machado de Assis” (Faro) e “Última Hora” (Record), romance vencedor do Prêmio Sesc de Literatura e finalista dos Prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti.