Caminho de Navegação

Notícia

Mesa Brasil Sesc recebe aporte de recurso federal destinado à compra de alimentos da agricultura familiar

'O programa Mesa Brasil Sesc foi contemplado com um recurso federal destinado à compra direta de alimentos da agricultura familiar. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquire os gêneros ...'

Publicado em 09/05/2019 21h00 - 1 Atualizado em 10/05/2019 00h00

O programa Mesa Brasil Sesc foi contemplado com um recurso federal destinado à compra direta de alimentos da agricultura familiar. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquire os gêneros alimentícios, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e doa a instituições sociais filantrópicas como o Mesa Brasil. A parceria com a Conab e a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Orgânicos e Produtores Rurais do DF e entorno foi oficializada na quarta-feira, dia 8 de maio, em visita realizada pela equipe técnica do Mesa Brasil Sesc à Cooperativa. Semanalmente, o Núcleo Rural do Rio Preto do DF doará frutas e hortaliças às entidades sociais cadastradas no programa.

Hoje, o Mesa Brasil Sesc atende 64 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o Distrito Federal, por meio de 200 entidades atendidas, com abrangência em 27 Regiões Administrativas. Segundo a assistente de coordenação do Mesa Brasil no DF, Karla Tristão, o Sesc integra a rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, contribuindo para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. “O Mesa Brasil é, em sua essência, um programa de segurança alimentar e nutricional, que está fundamentado em ações educativas e captação e doação de alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. E, para isso, formamos uma rede de instituições parceiras para receber essas doações, cumprindo, assim, o nosso papel social ao incentivar a solidariedade e o combate à fome”, destaca Karla.

Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. O programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).