Caminho de Navegação

Notícia

Campanha de combate à violência contra a pessoa idosa marca o mês de junho nas unidades do Sesc

'O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenç...'

Publicado em 14/06/2018 21h00 - 1 Atualizado em 15/06/2018 00h00

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a redução dos índices de violência contra a pessoa idosa, o Sesc-DF que realiza diversas ações com o Grupo dos Mais Vividos, preparou oficinas e atividades sobre a temática nas unidades operacionais durante todo o mês de junho.

Além disso, com o objetivo de sensibilizar a sociedade com reflexões sobre o envelhecimento humano, o Sesc-DF e a Universidade de Brasília (Unb) realizarão nos dias 18 e 19 de outubro o 4º Seminário Internacional sobre Novas Perspectivas do Envelhecimento Humano: A Diversidade do Envelhecer”. O seminário ocorrerá no Edifício Brasília ( antiga Fundação Universa ) no endereço Setor de Grandes Áreas Norte 609 – Asa Norte.

De acordo com a coordenadora de Ação Social e Terceira Idade do Sesc-DF, Adriana Costa, a campanha de conscientização sobre a Violência Contra Pessoa Idosa é importante para reflexão, promoção e realização de movimentos, para sensibilizar a sociedade sobre a questão do envelhecimento, e as diversas formas de violências sofridas nessa etapa da vida. “Essa conscientização irá informar sobre os mecanismos de coibição dos abusos e dos maus-tratos. É importante ressaltar que, a realização da campanha contribui para a mudança de paradigma existente no imaginário social, que considera a velhice como uma fase de decadência e inatividade social, mostrando que as pessoas idosas podem participar e contribuir positivamente para o desenvolvimento da sociedade”, ressaltou Adriana.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

De acordo com o Estatuto do Idoso, nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, ou seja violência contra a pessoa é violação de direitos, logo nosso dever é combater qualquer tipo de violência contra este público. Em 2017 o número de denúncias chegou a 33.133, sendo que desse número, 42,82% está relacionado ao abuso financeiro e econômico, além de casos que acontecem no convívio familiar.