Caminho de Navegação

Notícia

Atletas do Sesc se destacam em torneio de natação e sonham com as Olimpíadas

'O Sesc-DF atua também na revelação, treinamento e lapidação de talentos na natação. Para isso, a entidade conta com estrutura moderna e multidisciplinar, piscinas adequadas e se preocupa com a formação...'

Publicado em 03/09/2019 21h00 - 1 Atualizado em 04/09/2019 00h00

O Sesc-DF atua também na revelação, treinamento e lapidação de talentos na natação. Para isso, a entidade conta com estrutura moderna e multidisciplinar, piscinas adequadas e se preocupa com a formação do atleta como cidadão. O sucesso da equipe de natação da unidade de Taguatinga Norte ficou em evidência com os resultados de seus atletas na ultima edição da Taça Brasília de natação. Os competidores da instituição se consagraram tetracampeões nas categorias mirim e petiz. No total, Mariana Péres, 11 anos, Sabrina Dutra e Vinicius Brito, 12 anos, levaram 16 medalhas, além de conseguirem resultados para o campeonato brasileiro de natação.

Atletas do Sesc: Sabrina (esquerda), Vinicius e Mariana.

Realizado uma vez por ano, no Iate Clube, o torneio é a única competição do DF realizada em piscina de 25 metros. Este ano, o campeonato reuniu mais de 200 atletas juvenis do Distrito Federal, divididos nas categorias Mirim (9-10 anos), Petiz (11-12 anos) e Absoluto (13 anos e acima).  O treinador dos atletas e instrutor do Sesc-DF, Rodrigo Lacerda, explica as dificuldades de se competir em torneios como esse e reitera o comprometimento que sua equipe teve para alcançar os resultados. “Além das medalhas, os três conseguiram índice pra disputar o campeonato brasileiro de natação de 2020. O esporte em si não traz só o resultado. Ele traz resultado na disciplina, na escola. A gente ajuda os pais a educar essas crianças. Eles cresceram muito durante o tempo que estiveram aqui. Toda equipe é muito dedicada com os treinamentos”, conta Rodrigo.

O reflexo dessa disciplina e determinação está nas notas da escola e também na vida saudável. Além disso, é possível perceber melhora em aspectos como coordenação motora e agilidade. Mariana Péres diz que com esse pensamento é possível ir longe. “Eu estava pronta pra pegar o índice para o brasileiro porque era meu objetivo. Eu nado desde pequena e tudo o que eu aprendi com meu treinador Rodrigo me ajuda todo dia. Com meu problema asmático eu entrei na natação para ver se melhorava. E foi o que aconteceu”, conta. Hoje, Mariana se diz feliz com as metas alcançadas. “Estou treinando muito e fiquei feliz com meu resultado. Agradeço principalmente meu técnico Rodrigo por conseguir me ajudar a baixar todos os meus tempos”, diz.

Já o jovem Vinicius Brito afirma que sua inspiração vem de grandes atletas como  Guilherme Guido e Michael Phelps. Após o resultado empolgante na Taça Brasília de Natação, com seis medalhas, a meta é chegar às Olimpíadas. “É a terceira vez que eu disputo e foi muito bom. Agradeço muito ao meu técnico Rodrigo e a Deus. Daqui pra frente quero tentar um brasileiro e futuramente, quem sabe, uma olimpíada”, revela.

Ao todo, 16 medalhas foram conquistadas pelo trio.

Diferente de alguns nadadores, disputar a Taça Brasília de Natação pode ter sido um grande desafio. Antes da competição, Sabrina Dutra teve problemas no ombro e correu risco de ficar fora. Emocionada, a jovem atleta conta que contou com a confiança de seu treinador. “Eu tive bons resultados na competição. Meu técnico sempre me deu apoio emocional e ele me ajudava muito nos treinos. Antes do torneio eu tive um problema no ombro: e ele confiou em mim”, conta Sabrina.