Caminho de Navegação

Notícia

Após período de pandemia, Festival de Bandas e Fanfarras do Sesc-DF retorna com belíssimas apresentações em Taguatinga Sul

'​​​​​​​O tradicional festival de Bandas e Fanfarras do Sesc-DF retornou após três anos de paralisação por conta das restrições durante a pandemia. Neste sábado (10) cerca de 400 jovens e crianças music...'

Publicado em 09/09/2022 21h00 - 1 Atualizado em 10/09/2022 00h00

​​​​​​​O tradicional festival de Bandas e Fanfarras do Sesc-DF retornou após três anos de paralisação por conta das restrições durante a pandemia. Neste sábado (10) cerca de 400 jovens e crianças musicistas estiveram se apresentando na unidade do Sesc de Taguatinga Sul. Desde 2005, a iniciativa estimula e valoriza a cultura desse gênero musical no DF. Para abrilhantar ainda mais a edição deste ano, o evento contou com belíssimas apresentações de sons marcantes como Jota Quest e Lady Gaga.


04153648-aa0d-4c45-96bc-75cb0e062ad0.jpg

Foto crédito: Felipe Menezes


Vários grupos participaram do festival como a Banda Municipal Cora Coralina, de Valparaíso do Goiás, Instituto Master de São Sebastião, Corporação Musical CCI, de Samambaia, Banda do Centro de Ensino Fundamental 11, do Gama e, encerrando as apresentações, Banda Sinfônica Planalto, composta por militares da reserva das Forças Armadas e Auxiliares do Distrito Federal e músicos da Escola de Música de Brasília.


O coordenador de cultura do Sesc-DF, Alexandre Costa, valorizou o retorno das atividades do festival e destacou o intercâmbio entre integrantes das bandas e do concerto. “Esse é mais um exemplo de projeto do Sesc que atua com um gênero específico que precisa ser incentivado. Reunimos nesta tarde cerca de 400 jovens que participam de bandas nas escolas e em projetos sociais. Reunir várias gerações pode ser um incentivo para os mais novos se espelharem em grandes exemplos, porque a música é transformadora”, disse o coordenador.


3719bb47-a309-4a94-acde-bef113be7a2e.jpg

Foto crédito: Felipe Menezes


A tarde de festa contou com a presença de pais, familiares e amigos que prestigiaram as apresentações. O analista de cultura do Sesc-DF e organizador do projeto, Paulo Marinho, reforçou que o festival é uma forma de incentivar a formação de grandes músicos, oferecendo espaço e estrutura para que eles possam mostrar suas performances e talentos. “O Sesc-DF quer fomentar o desenvolvimento dessas bandas e grupos de fanfarras que realizam um trabalho primordial com crianças e jovens do Distrito Federal. Além de formar plateia desse projeto musical que as vezes fica escondidinho, mas que o Sesc tenta oferecer espaço e incentivo”, explicou Paulinho.


Criatividade é o que não faltou em todas as apresentações. A plateia vibrou com sons de Jota Quest, Lady Gaga e até Bella Ciao. Exemplo de talento e inspiração, a musicista e psicóloga Letícia Cristina, faz parte do grupo Cora Coralina (Valparaíso-GO) há 11 anos e foi a responsável por criar o clássico ao som da cantora e compositora, Stefani Joanne Angelina Germanotta, mais conhecida como a Lady Gaga. “Foi há 10 anos quando ela lançou o sucesso bad romance. Eu e meu irmão desenvolvemos então uma apresentação para a banda com o som da Lady Gaga. Isso só foi possível porque nosso maestro deu total abertura e nos ajudou a organizar tudo”, disse Letícia.


2dcaea8c-dc11-41ba-8dc3-32eb02616373.jpeg

Foto crédito: Felipe Menezes


O encerramento do festival contou com o brilhante show da Banda Sinfônica Planalto.