Caminho de Navegação

Notícia

Alunos do Senac-DF dos cursos de Padeiro e Confeiteiro oferecem chá da tarde para convidados

'Empresários, jornalistas e presidentes de sindicatos da base da Fecomércio-DF foram convidados a participar, nesta quinta-feira (11), no Grand Mercuy, de uma experiência gastronômica que misturou apren...'

Publicado em 11/11/2021 22h00 - 1 Atualizado em 12/11/2021 00h00



Empresários, jornalistas e presidentes de sindicatos da base da Fecomércio-DF foram convidados a participar, nesta quinta-feira (11), no Grand Mercuy, de uma experiência gastronômica que misturou aprendizagem com a prática. Os alunos e instrutores do Senac-DF, dos cursos de padeiro e confeiteiro, prepararam um delicioso chá da tarde com bolos, pães, biscoitos e outras guloseimas. O encontro fez parte do Projeto Integrador, oferecido pelo Senac aos alunos da instituição – o objetivo é de que os estudantes saiam um pouco da sala de aula e possam aprender fazendo, combinando a aprendizagem com a prática, com foco no que o mercado de trabalho exige. Também participaram alunos dos cursos de recepcionista e garçom.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, foi um dos convidados. Ele falou que o mercado de trabalho está precisando de profissionais capacitados. “O Senac está muito feliz por contar com alunos competentes, que querem aprender. O DF hoje tem muito emprego, o que não têm são profissionais qualificados. Trabalhamos todos os dias para formar e capacitar a população da cidade”, disse o presidente. Ele contou ainda da parceria do Senac com os sindicatos empresariais da base da Fecomércio, que tem o intuito de gerar cursos por demanda. Outro assunto abordado pelo presidente foi a estrutura da nova Faculdade de Inovação e Tecnologia do Senac-DF, que oferece cursos voltados para o futuro, com foco na tecnologia.

Presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, com alunos do Senac

A diretora Regional do Senac-DF, Karine Câmara, disse para os alunos que o primeiro passo para transformar a vida deles foi dado quando eles realizaram a matrícula. “O processo educacional é o maior patrimônio que podemos ter, para aonde a gente for, esse momento será marcado. Nossa papel como instituição é o de deixar legado e transformar vidas, por meio da educação. É com muito orgulho que tivemos a participação dos alunos nesse chá da tarde. Espero que eles saiam do Senac para brilhar e terem muito sucesso na vida profissional, seja como empreendedor ou um colaborador de sucesso. O Senac está sempre de portas abertas”, destacou Karine.

O diretor do Sesc-DF, Valcides Araújo Silva, também esteve presente e falou da importância da união entre todas as entidades do Sistema Fecomércio-DF (Federação, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio-DF). “As instituições do Sistema Comércio estão cada vez mais unidades para atender as demandas dos empresários e da população em todos os aspectos: o Senac em busca da mão de obra, o Sesc vai de encontro ao esporte, saúde, cultura e lazer, que é muito necessário. Já o IF oferece pesquisa para nortear os empresários e estagiários. É fundamental essa conexão que estamos vendo hoje”, disse. Sobre o evento, ele ressaltou que é fundamental entregar uma mão de obra qualificada para o mercado, especialmente em um momento de crise. “O Senac apresenta uma solução para esse momento de apagão de mão de obra e tem cumprido muito bem o seu papel, sempre buscando se modernizar e atender as necessidades atuais”, concluiu Valcides.

O presidente do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes do DF (Sindhobar), Jael Antonio da Silva, falou que os alunos já têm espaço garantido no mercado de trabalho. “O que está acontecendo hoje é que a pandemia está chegando ao seu final, é o que nos parece, e a mão de obra sumiu. Não temos mão de obra no nosso setor. Vamos fazer uma parceria com o Senac, para que a gente faça mais cursos específicos para atender os anseios do segmento de bares e restaurantes. Temos uma demanda muito grande de cozinheiro, garçom, padeiro, confeiteiro. Os empresários estão voltando a abrir novos restaurantes. Até o final do ano, só na zona central da cidade, teremos em torno de 12 restaurantes inaugurados, para isso precisamos de uma mão de obra de qualidade e é isso que o Senac está fazendo”, explicou Jael. O presidente do Sindicombustíveis-DF, Paulo Tavares, também esteve presente e elogiou o trabalho dos alunos e do Senac-DF.

O empresário Paulo Octávio também acompanhou o evento e degustou as delícias apresentadas pelos alunos do Senac-DF. “A formatação dos profissionais dos mais diversos segmentos é muito importante. Hoje eu fiz questão de vir aqui, pois eu aposto muito na hotelaria brasiliense e acredito que precisamos melhorar a qualificação dos funcionários nos hotéis, restaurantes e em todos os estabelecimentos de diversão e turismo. Eu entendo que nada é melhor que o aprendizado”, disse. As jornalistas Mônica Nobrega e Samanta Sallum também foram convidadas.