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Mais eventos para você e sua família

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RECI...CRIANDO 

É uma forma imaginada e trabalhada na colagem em busca de uma certa congruência entre o côncavo e o convexo numa exatidão de faces que se acoplam numa figuração inerente. Numa dessas oportunidades, brincando com diferentes sementes, encontrei formas e possibilidades de formações de figuras realizáveis e juntei cascas e sementes de cores e formas diferentes, logo reciclei. "Logo tudo é arte, pois estão tudo dissolvidos no acaso, para numa oportunidade encontrarmos e juntarmos." - Musquitin Caroba, carobinha, casca de coco, caroço de tamarindo, penca de bananeira, semente de flamboyant, semente do mogno e seu pião. Os barcos das palmeiras, o pinheiro, os caules secos, a panela da sapucaia e entre outros o olho do tronco do coqueiro. Assim criei pássaros, aranha, coruja, gato, besouro, abelha e rato. Sobre tela, sigo criando com imaginação fértil que inicia com traços e rabiscos e finalizo com óleo sobre tela. E assim, mergulho num mar de possibilidades em que tudo e nada não me afogam...e ainda saio "cheio de onda". Nesta exposição apresento criações que utilizo, também nestas telas, a técnica mista com alto relevo algumas vezes fulgurando. O expectador pode notar que em algumas peças acompanham um texto poético que acendeu a ideia da figura da obra.   Por: Marcos Soares Gomes Pseudo: Musquitin

  • 16 de novembro a 14 de dezembro de 2023, Segunda a sexta das 9:00 às 18:00
  • Sesc 504 Sul - Espaço Cultural Ary Barroso

Comédiando

Em comédiando, Raphael da Matta traz um compilado de seus melhores personagens, performances e imitações. Um espetáculo de esquetes de humor físico com grande influências da mímica e palhaçaria.

  • Sáb, 16 dez • 20:00h
  • Sesc 504 Sul - Teatro Ary Barroso

Ciclo de Vivências Sesc - Oficina “Direção de Arte para Cinema” com Ana Gabi Cartaxo

SINOPSE: Como parte da programação do CICLO DE VIVÊNCIAS SESC, realizaremos no Sesc 504 Sul, a oficina, "DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA”, focada na introdução aos conhecimentos de direção de arte para cinema, com a professora Ana Gabriela Cartaxo. OBJETIVO: A oficina tem como objetivo ensinar os fundamentos básicos da direção de arte para cinema, buscando estimular a criatividade e a proatividade, assim como a colaboração coletiva, por meio de dinâmicas que unem aprendizado e trabalho em equipe. PÚBLICO-ALVO: estudantes e público geral, idade mínima 16 anos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: AULA 01 – segunda-feira 11/12: - Introdução à direção de arte; - A cor na direção de arte. AULA 02 - terça-feira 12/12: - Figurino e suas composições; - Maquiagem e seus estilos. AULA 03 -  quarta-feira 13/12: - Cenografia e funções. AULA 04 – quinta-feira 14/12: - Aula prática – realização do projeto final. AULA 05 – sexta-feira 15/12: - Apresentação do projeto final.   20 vagas 

  • 11 a 15 de dezembro, das14 horas às 18 horas
  • Sesc 504 Sul - Espaço Maker 1º andar

Cássia Rejane, muito mais que Eller

Através de conversas preliminares e soltas entre Carla Eller e o Diretor do espetáculo e Eliéser Lucena, a irmã de Cássia descrevia uma pessoa cada vez mais interessante, brilhante e completamente diferente do furacão visto nos palcos. Aí surgiu a ideia de ser levado ao Brasil uma forma diferente e humana, uma lenda da MPB. A isso, soma-se um pedido da mãe de Cássia Eller, Nanci Ribeiro, em mostrar um viés diferente da filha, evidenciando algo que, por anos foi ignorado: a face de Cássia, vista através dos olhos da família.

  • Qua, 6 dez • 20:00h
  • Sesc 913 Sul - Teatro Garagem

Ciclo de Vivências Sesc - Oficina Introdução à Biomimética com Carol Freitas e Júlio Glatt

Como parte da programação do Projeto Ciclo de Vivências Sesc do Distrito Federal. Realizaremos no SESC da 504 Sul, a oficina Ïntrodução à Biomimética" com a NOUS Escola, representada pelo mestre em Biomimética, designer e pesquisador, Júlio Glatt. A ação formativa é gratuita e as vagas são limitadas.   OBJETIVO: O objetivo do curso é conduzir os participantes a se tornarem conhecedores e entusiastas da biomimética, fortalecer seus vínculos com o ambiente local, desenvolver habilidades de observação criativa da natureza para relacionar a contextos humanos contemporâneos.   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Aula 01 - SEGUNDA - FEIRA 04 DE DEZEMBRO - Introdução à Biomimética ( com foco em reconexão ) Aula 02 - TERÇA - FEIRA 05 DE DEZEMBRO - Princípios da Vida ( com foco em ethos ) Aula 03 - QUARTA - FEIRA 06 DE DEZEMBRO - Métodos de biomimética ( com foco em emulação ) Aula 04 - QUINTA - FEIRA 07 DE DEZEMBRO - A cidade de Brasília e o Cerrado - Contextualizando e Identificando Desafios Aula 05 - SEXTA - FEIRA 08 DE DEZEMBRO - A cidade de Brasília e o Cerrado - Propondo soluções 15 vagas 

O Malandro de 3 Vinténs

O Brasil envolto em malandragem, tendo como pano de fundo o jogo, o contrabando e a prostituição. Esta é a atmosfera do espetáculo O Malandro de 3 Vinténs, adaptação livremente inspirada na Ópera do Malandro de Chico Buarque. O Espetáculo é o resultado final do curso de iniciação teatral Circo íntimo, que será interpretado pela turma do segundo semestre de 2023. Direção: Abaetê Queiroz e Juliana Drummond Assistente de Direção: Leo Gomes Músico Convidado: Wander Britto, André Araújo e Karla Produção: Luciana Lobato Elenco: Alunes da Oficina Circo Intimo

  • 09 e 10 de dezembro às 20 horas
  • Sesc 913 Sul - Teatro Garagem

PODCAST BIBLIOCANTO #36 - Zenilda Vilarins Cardozo | Preta de Greve e as Sete Reinvindicações

Com produção da Rede de Bibliotecas do Sesc DF, o Bibliocanto busca apresentar escritores do Distrito Federal e entorno através do encantamento pelas palavras.   Este é um podcast de narração de histórias nos mais diferentes gêneros e estilos literários. Neste episódio convidamos a autora Zenilda Vilarins Cardozo para leitura de trechos do seu livro “Preta de Greve e as Sete Reinvindicações”.   Classificação indicativa:   Livre   Ficha Técnica   Escritora convidada: Zenilda Vilarins Cardozo   Apresentação: Fabrícia Feitosa   Produção: Fabrícia Feitosa, Isabella de Oliveira, Janaína Amaro, Ana Cristina Barbosa   Gravação e edição: Gil Sampaio   Trilha sonora: Artur Pompeu   Produzido no estúdio do NAV - Núcleo de Audiovisual do Sesc DF

Seminário sobre Segurança Alimentar no Cerrado

O tema principal do Seminário será a Segurança Alimentar - como nos alimentamos? De onde vêm os alimentos que consumimos? Comer muito x comer bem; Sustentabilidade ambiental na produção de alimentos no cerrado; qual é a relação da sustentabilidade com a segurança alimentar? - e os participantes do seminário discorrerão a respeito do tema, interagindo com o público. Haverá exposição de alimentos produzidos por produtores do DF e entorno.

  • 9:00 às 11:00
  • Sesc Setor Comercial Sul - Teatro Silvio Barbato

Ciclo De Vivências Sesc - Arroz, Feijão e Câmera: Fundamentos para o dia a dia de uma atuação viva no audiovisual com Túlio Starling

SINOPSE: A pessoa que tem uma experiência inicial de trabalho como atriz ou ator em algum curta, clipe, ou até num longa, muitas vezes faz uma participação e dali demora a ver o resultado. E pode ser que não tenha dimensão de como foi, já que é tudo tão rápido, com pouco ou nenhum ensaio, e no set é tudo meio novo e quando viu, acabou, ou então esperou horrores e na hora de filmar, sei lá, como foi? Ah, valeu? Ou a pessoa que não viveu nada disso, mas já fica meio ansiosa pro dia que tiver essa oportunidade, porque pode acabar não sabendo direito como vai ser.   Viajando numa metáfora meio taurina pra essa sensação de pouca ou nenhuma experiência é como se fosse uma espécie de fome com prato vazio, ou uma vontade de comer sem hora do almoço. Um desencontro meio estranho entre o tentar e o fazer, onde a experiência com a novidade é dificultada ou por uma demanda de entrega sem processo de descoberta ou pela pouca noção de como é que a coisa acontece na prática. O processo de descoberta da atuação no audiovisual precisa fundamentalmente se dar na curiosidade de perceber como a câmera olha e o que a câmera enxerga. E aí que tá o ponto. Como é que treina isso? Qual é o espaço pra descobrir relações com essa máquina e suas narrativas dentro desse rito específico do audiovisual?   Como parte da programação do Ciclo de Vivências Sesc, a oficina "Arroz, feijão e câmera" se propõe a criar esse ambiente de estudo, não comprometido com a pressão de um resultado urgente, mas voltado à exploração de fundamentos e de práticas da atuação mediada pela câmera. Com confiança e sensibilidade, a proposta é fazer e assistir - desde o contato com um roteiro até a filmagem de uma cena. Nessa pegada, de repente vamos poder sacar tempos, espaços e movimentos que se produzem na fluidez da atuação exercida, no diálogo com o que a câmera revela.   OBJETIVO: Apresentando possibilidades de compreensão de um roteiro audiovisual, de investigação do corpo atuador, de preparação para a filmagem de uma cena, de sensibilização para se conduzir no processo de filmagem, e de visualização do que foi filmado, esse ambiente de estudo criativo tem como objetivo fazer com que a pessoa participante possa reconhecer no próprio corpo novos encaixes e brechas que venham vivificar tanto o seu próprio repertório técnico quanto espaços inéditos na sua experiência atuadora.   PÚBLICO ALVO: comerciários, dependentes, estudantes de teatro, estudantes de audiovisual, atrizes e atores profissionais de todas as experiências.   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A proposta é abordar o roteiro de um curta metragem brasileiro, praticando através de exercícios diversos a leitura, a escuta, a emissão vocal, a compreensão das estruturas textuais de ação, a imaginação, a escrita criativa baseada em fragmento do roteiro lido, a corporificação do material trabalhado, a preparação sutil para a filmagem, e a livre execução do material trabalhado transformado em cena filmada. Toda essa trajetória se dará dentro de um ambiente convidativo à experimentação e à criatividade, a fim de envolver a pessoa participante no desafio de uma imersão produtiva que culmina na audiência das cenas filmadas.   Aula 01: conversa inicial e ambiência sutil entre as pessoas participantes; primeira leitura dirigida de roteiro audiovisual e reconhecimento da linguagem do roteiro escrito; exercícios de escuta e voz; exercícios de imaginação e escrita acerca de fragmentos do roteiro lido e encomenda para o dia seguinte.   Aula 02: exercícios de escuta e voz; conversas sobre os desdobramentos do exercício encomendado no dia anterior; aprofundamento e reescrita in loco do conteúdo imaginado/trabalhado; exercícios de corporificação no tempo espaço do conteúdo trabalhado; primeiro encontro com a câmera para cada participante.   Aula 03: exercícios de escuta e voz; retorno ao roteiro abordado inicialmente sob a influência do trabalho aprofundado; breve aquecimento poético; filmagens das cenas de cada pessoa participante.   Aula 04: exercícios de escuta e voz; breve aquecimento poético; continuação das filmagens; audiência de cenas exemplo de filmes diversos.   Aula 05: audiência das cenas filmadas e comentários.   12 vagas      SOBRE O FACILITADOR:   Túlio Starling, na sua trajetória no teatro e no audiovisual, tem trabalhos de estéticas e gêneros narrativos diversos. Como Dionísio, o deus do teatro, está na série juvenil Vicky e a musa (Rosane Svartman, Globoplay, 2023), que é um melodrama de viés fantástico sobre o poder da arte na transformação dos territórios sociais. Também é um dos protagonistas de A Porta ao Lado (Julia Rezende, 2022), um drama sobre a crise da monogamia na contemporaneidade. É um estudante universitário de classe média alta no longa O pastor e o guerrilheiro (José Eduardo Belmonte, 2022) e um trabalhador rural assassinado numa disputa de terra em participação marcante que fez nos primeiros capítulos da novela Pantanal (Benedito Ruy Barbosa/Bruno Luperi, Globo, 2022). Está no elenco de Justiça 2 (Manuela Dias, Globoplay, prevista para 2024), como Gabriel, cuja namorada é obrigada a reviver um passado abusivo, e é o protagonista da série Hit Parade (André Barcinski/Marcelo Caetano, Canal Brasil, 2021), uma espécie de sátira trágica da indústria pop dos anos 80 no Brasil. Destaca-se em Anna (Heitor Dhalia, 2019), como Júlio, ator que é escolhido pelo diretor de uma companhia para fazer o Hamlet de uma nova montagem teatral. É também um dos personagens principais da série Feras (Teo Poppovic/Felipe Santângelo, MTV/Globoplay, 2019), uma crônica urbana sobre relacionamentos, e um dos vilões da fábula juvenil Dois Tempos (Ariana Saiegh/Vera Egito, Star+, 2023). Na segunda temporada da série Lama dos dias (Hilton Lacerda, Canal Brasil, prevista para 2024) é um jornalista cultural paulistano que vai cobrir o movimento Manguebeat em Recife nos anos 90. O curta Água Doce (Antonio Miano, 2023) está em circulação por festivais nacionais e internacionais (Vitória, Oslo, Lynz, São Paulo, Melbourne e Düsseldorf) e, no diálogo entre dois primos que se reencontram pra vender as terras da família, mescla drama familiar com suspense em tom fabular. Além da formação em artes cênicas (Universidade de Brasília, 2009-2015), tem anos de treinamento e criação com dois mestres do teatro brasileiro: Hugo Rodas e José Celso Martinez Corrêa, participando da fundação e dos primeiros sete anos da Agrupação Teatral Amacaca com o primeiro, e fazendo parte desde 2017 do Teatro Oficina Uzyna Uzona, onde esteve em cena com Bacantes (2017-2018), Macumba Antropófaga (2017), O Rei da Vela (2017-2018), Roda Viva (2018-2019) e Mutação de Apoteose (2023). 

  • Segunda - feira 04, terça - feira 05, quarta - feira 06, quinta - feira 07 e sexta - feira 08 de dezembro sempre das 14 horas às 18 horas
  • Sesc 504 Sul - Sala multiuso 02 (sala de artes marciais) subsolo

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