Breadcrumb

Notícia

Sesc-DF realiza 200 atendimentos de saúde para mulheres da comunidade quilombola

'População feminina recebeu serviços como inserção de DIU e mamografiasFoto: Felipe MenezesComprometido em levar saúde até as pessoas que vivem nas áreas mais remotas Distrito Federal, o Sesc-DF realizo...'

Publicado em 02/02/2023 22h00 - 1 Atualizado em 03/02/2023 00h00

População feminina recebeu serviços como inserção de DIU e mamografias

WhatsApp Image 2023-02-03 at 14.32.37.jpeg

Foto: Felipe Menezes

Comprometido em levar saúde até as pessoas que vivem nas áreas mais remotas Distrito Federal, o Sesc-DF realizou uma semana de atendimentos de saúde para as mulheres do Quilombo Mesquita. Por meio das unidades móveis, como a Carreta da Mulher e a van Sesc+Saúde, foram feitos cerca de 200 procedimentos que abrangeram, mamografias, exames preventivos, consultas médicas e inserções de DIU.

Segundo Francisca Rocha, moradora de Barreiros, que recebeu atendimento na Carreta da Mulher, os profissionais que realizaram o exame preventivo são atenciosos e supriram uma necessidade que ela precisava há um longo tempo. “Eu moro no ABC e estou esperando atendimento no hospital público há quatro meses, e hoje, com a ação do Sesc, consegui realizar todos os exames que precisava", completou.

_____00000aaaaWhatsApp Image 2023-02-03 at 14.32.38.jpeg

Foto Felipe Menezes

Vaneide Cardoso, que também faz parte da comunidade quilombola, realizou os exames preventivos e contou que o melhor de toda a ação do Sesc é o fato de ser gratuito. “Geralmente não temos atendimento médico de qualidade aqui na cidade, por isso estamos aproveitando essa oportunidade para sermos atendidas com qualidade e sem gastar um centavo por isso, ressaltou".

O Sesc-DF realizou a ação em parceria com as Secretarias de Saúde e da Mulher, a partir de uma demanda do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado, composto por representantes dos mais diversos grupos, e tem a missão de debater propostas de políticas voltadas à promoção da saúde, dos direitos e da autonomia econômica das mulheres do DF.