Breadcrumb

Notícia

Sesc-DF apresenta projeto inédito Gerontoteca, em webinário com especialistas no dia 8 de maio

'Entre as atividades tradicionais de amparo e assistência à comunidade idosa de Brasília, por meio do Grupo dos Mais Vividos (GMV), o Sesc-DF investe em mais um novo projeto pioneiro ampliando a atuação...'

Publicado em 11/04/2021 21h00 - 1 Atualizado em 12/04/2021 00h00


Entre as atividades tradicionais de amparo e assistência à comunidade idosa de Brasília, por meio do Grupo dos Mais Vividos (GMV), o Sesc-DF investe em mais um novo projeto pioneiro ampliando a atuação também para profissionais da área e para toda a comunidade interessada em entender o processo de envelhecimento. Com um nome ainda pouco conhecido no vocabulário cotidiano, a Gerontoteca nasceu da experiência de profissionais especializados ao desenvolveram intervenções entre idosos, através de jogos cognitivos e atividades lúdicas, todos realizados em um espaço físico para a estimulação cognitiva e motora. 

A Gerontoteca implementada pelo Sesc-DF vai funcionar a partir do segundo semestre,  como um espaço físico de convivência e aprendizado para a pessoa idosa, instalado na unidade do Sesc da 504 Sul. Para isso, o pré-lançamento do projeto com a apresentação ao público da primeira Gerontoteca instalada no DF será marcado por um webinário realizado no dia 08 de maio, das 9h às 12h, transmitido pelo youtube do Sesc-DF​. Para participar o interessado deve realizar a inscrição, a partir do dia 15 de abril, pelo link. Todos os inscritos receberão certificado de participação no webinário, após preencher a lista de presença virtual no dia do evento.

A coordenadora da área de Assistência do Sesc-DF, Adriana Costa, explica que o objetivo da Gerontoteca é oferecer um local de convivência que fomente a estimulação cognitiva e motora por meio de atividades lúdicas desenvolvidas por meio das áreas de atuação do Sesc-DF, como contação de histórias, sarau de poesias, jogos lúdicos, cognitivos, oficinas, estudo de línguas e inclusão digital. “Será basicamente um ambiente multidisciplinar de estimulação e humanização na perspectiva lúdica para os idosos do DF, profissionais e a comunidade que queiram entender o processo de envelhecimento”, destaca a coordenadora de Assistência da instituição. 

Com o tema: Gerontoteca: “Espaço de socialização, ações lúdicas e interventivas multidisciplinares com foco no processo de envelhecimento”, o  evento será realizado em parceria com o Espaço Estimulação  Cognitiva e Motora – ECM. Palestras com profissionais nacionais e internacionais pretendem  multiplicar  conhecimentos sobre a temática do envelhecimento humano e a manutenção da qualidade de vida da pessoa idosa.

Entre os convidados, palestrante do webinário de lançamento da Geronteteca, o professor, escritor e fundador do espaço de Estimulação Cognitiva e Motora (ECM) no Rio de Janeiro; que deu origem ao projeto, Anderson Amaral, antecipa que a parceria e a observação do trabalho realizado pela entidade com o público idoso na capital demonstram que a expertise  e capacitação operacional devem gerar grandes resultados. “Com a Gerontoteca, o Sesc-DF vai desenvolver e ampliar o que já faz com excelência, que é a socialização, principalmente pela perspectiva da ludicidade, proporcionando prazer por meio das atividades propostas neste espaço. Contemplamos também profissionais que poderão trabalhar em um ambiente interdisciplinar, além da interação entre várias gerações. É um projeto sólido que será perfeitamente operacionalizado no Sesc do Distrito Federal”, prevê o fundador da Gerontoteca no Brasil.

O Sesc-DF fornecerá monitores com vídeo games para trabalhar questões de prevenção de quedas, do equilíbrio e do desenvolvimento das funcionalidades. Além disso, atividades sistemáticas e acompanhamento por meio de grupo de socialização e intervenções direcionadas devem promover formas de comunicação intergeracional, que significa trocar, compartilhar, colaborar informações/sensações com a oportunidade dos idosos se integrarem e conviverem com a sociedade de forma humanizada. “Traz a proposta dos pilares da Organização Mundial da Saúde (OMS): Envelhecimento ativo, que é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação social, segurança e aprendizado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. A gerontoteca é um espaço que crianças, jovens e idosos poderão acessar", enfatiza Adriana Costa.

De acordo com a gerente da unidade operacional do Sesc-DF, Carolina S. N. Mendonça, o espaço destinado à Gerontoteca reúne diversos recursos, entre eles, um acervo de livros especializados sobre o processo de envelhecimento, todos disponibilizados para os idosos, profissionais da área e para a comunidade, realizarem consultas e empréstimos, tornando o local um espaço de aprendizado e fonte de informações referenciais sobre o tema. “Poderemos utilizar vários espaços da unidade como Gibiteca, Espaço Maker, Biblioteca, Videoteca, Salas Multiuso e Teatro, além dos livros, filmes, jogos, atividades lúdicas, oficinas, atividades voltadas para o equilíbrio, cognição, cultura, saúde, esporte e lazer em diferentes espaços e horários destinados à primeiro Gerontoteca do DF”, pontua a gestora.

Programe-se

Webinário - Gerontoteca: “Espaço de socialização, ações lúdicas e interventivas multidisciplinares com foco no processo de envelhecimento”

8 de Maio, sábado

9h às 12h


Incrições: Acesse aqui. 
gerontologia_1080x1920px.jpg