Breadcrumb

Notícia

Dia Nacional da Vacinação: imunização é um dos principais compromissos do Sesc com a população do DF

'Nesta segunda-feira, 17 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Vacinação. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, as vacinas salvam cerca de 3 milhões de pessoas em todo o mundo e por isso, a d...'

Publicado em 16/10/2022 21h00 - 1 Atualizado em 17/10/2022 00h00

_______000vacina_card.jpg

Nesta segunda-feira, 17 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Vacinação. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, as vacinas salvam cerca de 3 milhões de pessoas em todo o mundo e por isso, a data foi instituída para ressaltar a importância da imunização no controle de doenças e epidemias.


Ainda de acordo com a OMS, as vacinas têm uma importância histórica na redução e até extinção de enfermidades como sarampo, tétano, caxumba, varíola, gripe, poliomielite, entre outras. Desenvolvida no século XVIII, a primeira vacina surgiu a partir dos estudos do médico inglês Edward Jenner, que criou uma forma de imunização ativa, onde o organismo produz os próprios anticorpos.


Segundo a Coordenadora de Saúde do Sesc-DF, tomar vacina é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações. “A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença", ressaltou a coordenadora.


Vacinação é assunto sério e o Sesc está compromissado em levar a imunização para a população do Distrito Federal. De acordo com o Diretor Regional da instituição, Valcides de Araújo, durante a pandemia da Covid-19, o Sesc atuou firmemente na imunização dos brasilienses, em conjunto com o governo local.


“Desde o momento em que as vacinas contra a Covid-19 foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde, o Sesc atuou na aplicação de testes e vacinação na Rodoviária do Plano Piloto e nas unidades do Taguaparque, Torre de TV e Ceilândia. Apesar dos avanços no combate ao coronavírus, é preciso entender que a doença continuará fazendo parte da nossa vida. Sendo assim, o Sesc continua com a imunização, tanto da Covid-19, como da Influenza" ressaltou o diretor.


Toda a equipe do Sesc comemora o Dia Nacional da Vacinação, uma vez que as vacinas salvam vidas e protegem, não apenas, aqueles que são imunizados, mas toda a comunidade, uma vez que reduz as chances de determinadas doenças se espalharem.