SESC – AÇÕES MÓVEIS

​As Unidades Móveis foram criadas pelo SESC-DF com o intuito de facilitar o acesso às ações prestadas pela Instituição nas áreas de saúde, odontologia, nutrição e cultura. A iniciativa permite o atendimento em locais de trabalho com alta concentração de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, onde o Sesc não dispõe de Unidades fixas, além de locais de vulnerabilidade social.
A Unidade Móvel Saúde Mulher é um projeto que realiza exames de Papanicolau em mulheres de 25 a 64 anos e exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos para rastreamento de cânceres de colo uterino e mama, respectivamente. É um serviço seguro, acessível e aberto a toda população, o que contribui para a conscientização acerca da doença por toda a sociedade.

O serviço odontológico conta com duas carretas de grande porte que circulam por todo o Distrito Federal e oferecem atendimento nas áreas de prevenção, promoção de saúde, restaurações, clareamento e pequenas cirurgias. Mais do que tratar as doenças bucais, a Odontologia do Sesc tem como objetivo realizar um atendimento humanizado baseado na promoção e prevenção de saúde, estimulando a troca de saberes e autonomia do paciente tornando-o coparticipante no processo de saúde-doença bucal.

A Cozinha 'Sem Sobra' Itinerante desenvolve as suas ações em um Trailer do Sesc-DF, no formato de palestras e oficinas culinárias ministradas por nutricionista, para entidades cadastradas ao Programa Mesa Brasil e Empresas do comércio, que buscam orientações sobre alimentação e nutrição. Tem o objetivo de promover ações educativas sobre o aproveitamento integral dos alimentos, de combater a fome e o desperdício dos alimentos e ainda, de proporcionar uma alimentação saudável a indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
 
O BiblioSESC é uma unidade móvel de biblioteca, instalada em um caminhão com carroceria adaptada com estantes, que percorre comunidades onde há carência de bibliotecas públicas e atende a população que tem pouco acesso à literatura. O projeto conta com duas unidades BiblioSesc e possui um acervo de duas mil e quinhentas obras, compostas de livros, revistas, gibis e jornais, em cada uma.
 51682747859_a594fd2212_o.jpg
 ​