em Notícias

Brasília recebe de 2 a 30 de julho o projeto Palco Giratório. Companhias de todo o país se apresentam na cidade trazendo o melhor das artes cênicas brasileira. Esta é a 18ª edição do projeto, que promove, ao longo do ano, 823 apresentações artísticas e 1.926 horas de oficinas em 154 cidades do Brasil.

Um dos destaques nesse ano é a inclusão social. O grupo Gira Dança, traz o espetáculo Proibido Elefantes, do Rio Grande do Norte. Formado por pessoas com e sem deficiência, os artistas representam um trabalho inclusivo nas artes.

A Coordenadora de Ações Culturais, Juliana Valadares ressalta que o projeto traz um diferencial esse ano. “O Palco Giratório firma o Sesc como ator propositivo em inserir artistas portadores de deficiências e propõe também, a utilização em seus espaços de recursos que aproximem o público portador de deficiência a espetáculos de artes cênicas, oferecendo tradução em libras e acessibilidade nos teatros. Além do que já é habitual de apresentar um panorama do que há de mais recente e legítimo das várias regiões do país”.

Serão 20 companhias de todo o país, com 30 apresentações, no Teatro Sesc Garagem e Feira da Torre. Além disso, há intervenções urbanas que ocorrerão pela cidade. A expectativa é de que mais de 6 mil pessoas assistam aos espetáculos. Serão três espetáculos que representam a cidade: Misanthrofreak, Iara – O Encanto das Águas e Entre Cravos e Lírios. Todos esses foram agraciados no Prêmio Sesc do Teatro Candango, edição de 2014.

Outra novidade para este ano será o espetáculo em domicílio. Encenada pela atriz Cláudia Muller, do Rio de Janeiro, a peça Dança Contemporânea em Domicílio propõe entregar um espetáculo em um local inusitado, que pode ser no ambiente de trabalho de alguém. Basta ligar e pedir! As apresentações ocorrem no Teatro Garagem (Sesc 913 Sul) e Feira da Torre até o dia 30 de julho.

Lançamento – a abertura do projeto Palco Giratório ocorreu entre os dias 11 e 15 de março. A capital federal foi escolhida para sediar, pela primeira vez, o lançamento do festival, que ocorreu no Centro de Atividades Sesc Ceilândia. Além dos espetáculos, o Sesc realizou oficinas e debates sobre o universo das artes cênicas.

Serviço:
Palco Giratório
Data: 2 a 30 de julho
Local: Teatro Sesc Garagem e Feira da Torre

filipeta_a52_pg2015

Leave a Comment